domingo, 24 de abril de 2011

Tradição de Páscoa

Seguindo a tradição da minha tataravó materna, hehe... Nessa Páscoa decidi fazer as casquinhas de ovos pintadas e recheadas com amendoin doce! Hummm... adoro!

Segue a receita do amendoin doce:
-500g de amendoin torrado e descascado (se preferir com casca tbm serve)
-2 xícaras de açucar branco (com açucar mascavo fika ate melhor, mas nao encontrei por aqui)
-1 xícara de agua
---Leve ao fogo numa panela o açucar e a agua e cozinhe, mexendo sempre, até a mistura começar a ficar esbranquiçada e mais consistente. Então desligue o fogo e jogue o amendoim dentro da panela com a mistura e mexa até ele ficar sequinho. Pronto! Fácil não é?

As casquinhas vc pode encontrar para comprar, feitas de plástico, que vc pode até reutilizar no próximo ano. Mas para seguir a tradição, fiz igual minha avó: Juntei casquinhas de ovo de galinha mesmo! Quando vc for usar ovos nas suas receitas, faça apenas uma abertura na "bundinha" do ovo... e depois lave a casquinha bem lavada e deixe-a secar e vá reservando. Quando vc já tiver juntado um monte (eu juntei 2 duzias!) vc pega papel crepon de diversas cores, molha numa tigela com um poucquinho de agua e vá enrolado casquinha por casquinha. Ai vai da sua criatividade na decoração. Coloque varias cores na mesma casquinha que dá um efeito mais bonitinho! Depois de enrolar as casquinhas, deixe-as secar de um dia pro outro e depois retire o papel crepon e veja o resultado. Ficaram lindas né? Agora é só rechear com o amendoin que preparamos e fechar com uma forminha dessas e docinho mesmo e cola branca.

Dicas:: Você pode decorar as casquinhas com tinta ao invez de papel crepo, se deseja.
Tambem pode rechear as casquinhas com outras coisas, como akelas balinhas de confeti por exemplo, vai da criatividade!
Se for junatr as casquinhas de ovo de galinha, vá juntando com 1 mês de antecedencia!

Nenhum comentário: